Aromaterapia — Descubra o Poder Desse Autocuidado

Aromaterapia — Descubra o Poder Desse Autocuidado

Você já ouviu falar sobre a aromaterapia? Esse método terapêutico utiliza aroma de óleos essenciais e traz muitos benefícios a quem faz uso da prática. Vamos conhecer algumas curiosidades e como ela é capaz de melhorar o nosso bem-estar físico e mental? Acompanhe!

Como funciona a aromaterapia?

A terapia holística da aromaterapia surgiu no Egito Antigo e conquistou diversos povos pelo o mundo, pois proporciona sensações positivas no físico-mental das pessoas. 

É sabido que ao inalar os aromas, os canais olfativos são aguçados e mandam mensagem para o nosso sistema nervoso, responsável pelas  emoções. Ou seja, a terapia está diretamente ligada aos nossos sentimentos. 

Há inúmeras maneiras de fazer o uso da prática e proporcionar uma melhora muito significativa na vida das pessoas. Quem está com problemas de insônia, por exemplo, pode usar o óleo essencial de lavanda para auxiliar no relaxamento 

Além disso, há aqueles que são capazes de acalmar, deixar mais alegre, motivado, entre outras sensações. 

Você sabia que não é preciso ter o auxílio de um terapeuta para ser adepto à aromaterapia? Faça em sua própria casa e sozinho, de maneira simples e sem muitas complicações. Olha só:

Difusor ou aromatizador elétrico

Por ser extremamente forte e concentrado, é indicado que o óleo não tenha contato direto com a pele humana. Por isso, tenha um difusor ou aromatizador de ambiente e coloque algumas gotas do óleo escolhido dentro do recipiente. 

Evaporização

Por meio de um pano ou bolas de algodão, aplique algumas gotinhas do óleo e deixe evaporar. 

Spray

Adicione as gotas do óleo essencial no recipiente do spray e preencha-o com água. Agite antes de utilizar  no ambiente para que misture os dois componentes dentro do spray. 

Inalação

Se preferir inalar, saiba que é necessário fazer isso diretamente no frasco do óleo. Inspire profundamente, segure o ar por segundos e depois solte-o calmamente. Para ajudar, siga as dicas:

  • Para inalações curtas: é indicado de três a sete respirações seguidas;
  • Para inalações médias ou longas: é indicado de dez a quinze respirações seguidas.
 

Certifique-se da composição do seu óleo. Quanto mais natural e orgânico, melhor!

Alguns aromas

Conheça abaixo alguns aromas mais comuns e para o que servem: 

  • Alecrim: estimula a memória, revigora, combate à letargia mental e o cansaço físico;

  • Lavanda: relaxante, acalma o nervosismo e é aliado à insônia;

  • Jasmim: promove melhoras respiratórias;

  • canela: relaxante e amenizador de problemas menstruais, como a cólica;

  • Limão: relaxante e acalma o nervosismo.


Deixe nos comentários se você usa ou já usou óleos essenciais e continue acompanhando dicas de bem-estar no blog do Clube Felicidade!

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