6 alimentos que ajudam a controlar a ansiedade

É comum que pessoas ansiosas consumam alimentos pouco saudáveis procurando prazer momentâneo. Quem nunca? Mas, esse comportamento não ajuda e pode ainda agravar quadros de compulsão alimentar.

Por isso, fique de olho na dieta. Preste atenção na lista abaixo e faça do seu prato o seu aliado no controle da ansiedade.

1.      Castanha-do-Pará

A castanha do Pará é rica em selênio, um nutriente é capaz de melhorar o humor e reduzir inflamações, o que é comum em pessoas que possuem níveis elevados de ansiedade. Também é rica em vitamina E - assim como outras oleaginosas - que atua como antioxidante e colabora para evitar quadros de depressão. O consumo diário deve ser em torno de 3 a 4 castanhas por dia.

2.      Ovos

A falta de vitamina D no organismo é associada a depressão e a ansiedade. A dica é consumir gema de ovo, rica em vitamina D, além de boa quantidade de proteína e de triptofano - um tipo de aminoácido que ajuda a produzir serotonina, que auxilia no humor, no sono e melhora as atividades neurológicas.

3.      Sementes de abóbora

As sementes de abóbora também são excelentes fontes de potássio, que ajudam no combate ao estresse e ansiedade, pois controlam a pressão sanguínea do corpo. Esse alimento também é rico em zinco: vital para o desenvolvimento do cérebro e redes neurais e falta dele pode afetar negativamente o humor.

4.      Cúrcuma

A cúrcuma, ou açafrão, possui um ingrediente ativo chamado curcumina, que pode ajudar a reduzir a ansiedade, inflamações e o estresse oxidativo. Como não possui um sabor muito intenso, pode ser facilmente utilizado em diversos pratos da nossa culinária.

5.      Iogurte

O iogurte possui algumas bactérias saudáveis - Lactobacilos e Bifidobacteria - que dão efeitos positivos no cérebro. Alimentos lácteos também possuem propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar nos sintomas de ansiedade e depressão, já que estudos sugerem que os principais sintomas de ansiedade e depressão se dão por conta de inflamações crônicas.

6.      Chá verde

Ele possui um aminoácido chamado teanina, que vem sendo descoberto como um potencial redutor das oscilações de humor e atua como um controlador dos sintomas da ansiedade. Estudos sugerem que a tanina aumenta a produção de serotonina e dopamina.

Então, você já sabe: manter uma dieta saudável é importante para todos os aspectos da vida. Assim como procurar o autoconhecimento. Por isso, assine o Clube Felicidade e alimente-se materiais ricos em bem-estar.